Midcult

sexta-feira, junho 26, 2009

Too bad for you

Filed under: Música — Nádia Lapa @ 12:30
Tags: , ,

Eu escrevi por poucas semanas em um conhecido blog de música. Comecei a receber críticas de alguns leitores e dos autores originais do blog por estar “saindo do perfil” (o blog é de indie rock). Um dos exemplos: tinha falado de Michael Jackson. Confesso desconhecer se os meninos haviam feito uma pesquisa qualitativa para saber o que os leitores de lá gostariam de saber, mas como o blog era deles… No final das contas, resolvi sair de lá. Se as pessoas não têm ideia do que foi Michael Jackson na década de 1980, too bad for them.

O sucesso do “exótico” cantor pode ser traduzido em números (todos da Billboard):

– Thriller ficou 37 semanas no topo da lista de álbuns mais vendidos;

– Na sua carreira solo, Michael colocou 13 músicas na primeira posição.

Mesmo com a decadência, os ingressos para os 50 shows marcados para este ano na Inglaterra foram vendidos num piscar de olhos.

Algumas pessoas usam esses números para tentar entender o fenômeno Michael Jackson. Só quem viveu a época, porém, pode ter a real compreensão do que ele significou. Não estou falando que sou foda por ter vivido isso, não. Minha mãe viveu Beatles e Elvis. A geração logo após a dela viu The Doors. A minha irmã, três anos mais velha que eu, chegou a ir a um show da Legião Urbana. Nunca tive essa sorte. As gerações vindouras verão coisas que não terão impacto relevante sobre mim, que estarei velha.

Contudo, é inegável que não há hoje um sucessor para Michael Jackson. Ao lado de Madonna, ele revolucionou a música nos anos 1980. Algumas mulheres são apontadas como sucessoras da cantora (como a Lady Gaga – ?????????), mas não se ouve falar de qualquer popstar com a estrela de Jackson.

Num mundo sem You Tube ou compartilhamento de músicas online, Michael Jackson fez pessoas dançaram o seu Moonwalk em Manaus e em Nova York. No Piauí e em Londres. Em cada canto do mundo havia alguém com medo do vídeo de Thriller.

Mesmo sabendo da relevância do Rei do Pop, não vamos fingir tristeza. Não vamos falar dele nos nossos blogs para aumentar audiência. Exteriorize um lamento só se você de fato o sentir. E isso vale pra qualquer aspecto da sua vida. Seja honesto consigo e com os outros.

Nádia Lapa, que lamenta verdadeiramente a perda de Michael Jackson – que não aconteceu ontem, mas sim em algum momento desconhecido ao longo da vida do cantor

9 Comentários »

  1. to descrente até agora…. meus comentarios aqui…

    http://caimuitachuva.blogspot.com
    http://caimuitagaroa.blogspot.com

    muito bom seu texto!

    Comentário por Aninha @caimuitachuva — sexta-feira, junho 26, 2009 @ 14:24 | Responder

  2. Absurdamente bom seu post sobre o Michael! E não há nenhum sucessor para Michael Jackson mesmo, Justin Timberlake não chega a ser 1/5 do que Michale foi para a música. E Lady Gaga? Chega a ser engraçada a forma com que ela tenta se eleger como “nova Madonna”, acho que o Justin ainda está mais perto de Jackson do que ela de Madonna. E minha maior frustração é não ter vivido a época Elvis Presley do rock. Voltarei aqui mais vezes, com certeza!

    Comentário por Verônica — sexta-feira, junho 26, 2009 @ 14:29 | Responder

    • Obrigada, Verônica, pela visita e pelos elogios.

      Eu até ouço Lady Gaga quanto toca no rádio, mas honestamente não acho que ela passará desse patamar – a de cantora “do momento”, sabe?

      Como toda balzaca que se preze, eu curto mais a Madonna de um tempão atrás. Contudo, eu e Cintia fomos ao show dela no Morumbi em dezembro passado e te digo, com convicção: não há nenhuma como ela.

      Foi o meu primeiro show da Madonna, pois antes não morava na “civilização”. Do Michael Jackson infelizmente nunca vi.

      Beijo!

      Comentário por Nádia Lapa — sexta-feira, junho 26, 2009 @ 18:13 | Responder

  3. nossa, vc falou e eu lembrei … q medo eu tinha do triller !!! … e é isso mesmo, o mundo inteiro conhece triller e Michel … excelente post!!!

    Comentário por Bia — sexta-feira, junho 26, 2009 @ 14:30 | Responder

    • Obrigada, Bia!

      Hoje a moça que trabalha lá em casa ficou gargalhando ao ver o clipe, acredita?

      🙂

      Comentário por Nádia Lapa — sexta-feira, junho 26, 2009 @ 18:16 | Responder

  4. Parabéns, ótimo post. O melhor que eu li até agora.
    Eu não vivi a época de maior gloria do Michael, mas mesmo assim sempre gostei de suas músicas. E é uma pena ele não ter tido a oportunidade de fazer sua última turnê.
    Más fazer o que né? Que ele descanse em paz.

    Comentário por Jonathan — sexta-feira, junho 26, 2009 @ 18:34 | Responder

    • Nossa, o melhor que você leu até agora? Fiquei até ruborizada.

      Eu adoro as músicas do Jackson 5 e do início dos anos 1980. Mas, de fato, acho que ele agora descansará – o que nunca conseguiu fazer na sua vida conturbada.

      Beijos e volte sempre!

      Comentário por Nádia Lapa — sexta-feira, junho 26, 2009 @ 18:52 | Responder

  5. […] materialistas. * #MJ Minha amiga @nadialapa, num momento “observatório dos blogs”, postou sobre o que andava se postando sobre Michael Jackson. E a verdade é mesmo essa: há assuntos que são pauta obrigatória nos blogs. Ainda que não se […]

    Pingback por A semana que passou no twitter – rapidinhas « pipocando — terça-feira, junho 30, 2009 @ 00:34 | Responder

  6. Nossa, eu tambem não sou do tempo do fenomeno do Michael Jackson ,mas tenho que admitir, que ele foi unico em seu estilo e em sua dança, num mundo que tudo se copia, ele fez moda, musica, estilo e mais tinha magia nas suas musicas, algo único, um talento imcomparavel….quem mais faria estilo com aquelas roupas marcantes e inconfundiveis, infelizmente ele se foi antes de fazer a sua despedida dos palcos, mas com ele mesmo disse , a música é eterna !!!

    Comentário por Suzana — segunda-feira, julho 13, 2009 @ 22:34 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

