Midcult

domingo, maio 31, 2009

Pra cantar no karaokê

Lançado este ano pela editora Ediouro, o livro As Aventuras da Blitz conta a história da banda que foi sucesso na década de 1980. Escrita pelo jornalista Rodrigo Rodrigues – apresentador do programa Vitrine, na TV Cultura -, a biografia tem 300 páginas e está disponível para venda no site da Publifolha.

Formada inicialmente por Evandro Mesquita, Fernanda Abreu e Márcia Bulcão (vocais), Ricardo Barreto (guitarra), Billy Forghieri (teclados), Antônio Pedro (baixo) e Lobão (bateria), a Blitz é considerada precursora do rock brasileiro por alguns críticos. Outros a intitulam como um grupo repleto de canções descartáveis.

Ok, todo mundo que fez pelo menos o pré-primário sabe que as letras nunca foram símbolo de intelectualidade alguma. Aliás, tem coisa mais chata que gente que se define como intelectual? Bom, voltando aos “ovos frígidos” (Nádia, mais uma pra nossa coleção), o fato é que eu me fantasio de Bozo se tiver algum vivente da década de 80 que não tenha repetido a frase: “Ok, você venceu, batata frita”, ou cantarolado: “Você não soube me amar, você não soube me amar”.

Aproveite e relembre:

Este primeiro hit foi lançado em 1982. Lobão, pra variar, saiu do grupo nesta época, alegando que as músicas começavam a ficar comerciais demais. Jura? Foi substituído por Roberto Gurgel, o Juba. Ainda neste ano, começaram os shows pelo Circo Voador, no Rio de Janeiro. É do álbum Radioatividade – de 1983 – os sucessos A Dois Passos do Paraíso e Weekend. Canta aí:

Muito divertido rever as roupas extravagantes da Fernanda Abreu e da Márcia Bulcão, além do cabelo “meu Deus, que horrível” do Evandro Mesquita. Alguns shows foram dirigidos pela atriz Patrícia Travassos, integrante – ao lado de Mesquita – do grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone.

Entre idas e vindas, a banda tocou no Rock in Rio de 1985. Depois disto, é aquela história do “cada um pro seu lado”. Fernanda Abreu saiu para enveredar pelo “Rio 40 graus”, acompanhada de “Kátia Flávia”, a louraça Belzebu.

Em 2008, foi lançado o BLITZ – Ao Vivo e a Cores, combo CD + DVD.

Pra terminar, aí vai Mais Uma de Amor:

Cintia Santiago

Anúncios

2 Comentários »

  1. A-M-O Blitz. E odeio quando digo “Ok, vc venceu, batata frita”, e a pessoa fica me olhando com cara de ????.

    E você total fazendo propaganda do seu local de trabalho, hein? Espertinha.

    Comentário por Nádia Lapa — domingo, maio 31, 2009 @ 16:32 | Responder

  2. Reclama não. Você bem que “se aproveitou-se” muito dele, tá? 😛

    Comentário por Cintia Santiago — domingo, maio 31, 2009 @ 16:39 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: